<BODY><iframe src="http://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID=35255839&amp;blogName=Spa+da+Andreia&amp;publishMode=PUBLISH_MODE_BLOGSPOT&amp;navbarType=BLUE&amp;layoutType=CLASSIC&amp;homepageUrl=http%3A%2F%2Fspa-da-andreia.blogspot.com%2F&amp;searchRoot=http%3A%2F%2Fspa-da-andreia.blogspot.com%2Fsearch" marginwidth="0" marginheight="0" scrolling="no" frameborder="0" height="30px" width="100%" id="navbar-iframe"></iframe> <div id="space-for-ie"></div>

sexta-feira, 14 de março de 2008

Os mitos e as verdades sobre o emagrecimento


Oi meninas lindas, como estão de desafio??Espero q bem!!
Hoje estou aqui para postar algo muito interessante, coisa que muitas adorariamos saber.
Os mitos do emagrecimento então vamos lá???
Mas, lembrando que tdo oq será falado abaixo é analisado por um apenas um ponte de vista - o médico e científico.

Mitos e verdades
Sabe aquelas "leis" sobre dieta e alimentação que a gente pensar? Pois é. Submetemos as mais comuns a um endocrinologista uma nutricionista, e veja que surpresa!
Beatriz Portugal / Consultores: Freddy Goldberg Eliaschewitz e Maria Cristina R. Morales


Pão francês engorda mais que pão integral
Mito – Depende da quantidade. Na verdade não é por ser integral que o pão engorda menos ou é bom para emagrecer. O pão integral é mais saudável porque tem mais fibras e nutrientes. A diferença básica é que o pão integral é feito com casca de cereal, que tem uma certa quantidade de vitamina B, que era extremamente importante quando as fontes de vitaminas eram escassas. Hoje, com a abundância de legumes frescos e vitaminas ninguém vai ter deficiência de vitamina B se não comer pão integral. A quantidade de calorias representada pela casca é praticamente zero: não há diferença entre o pão normal e o integral.

Abacaxi queima gordura
Mito – Nenhum alimento queima caloria, o que queima é fazer exercício. Isso do abacaxi é a teoria do 'em vez de': se para a sobremesa você tiver duas opções, uma torta e uma fatia de abacaxi, e escolher o abacaxi e depois notar que está emagrecendo, isso aconteceu porque a torta obviamente é mais calórica, e não porque o abacaxi é milagroso.

O que é diet não engorda obs:Miss Dieta fala muito disso!!rsrsrs
Mito – Alimento diet é aquele que algum nutriente não está presente, por exemplo, não contém açúcar. Se a retirada do açúcar não for compensada com outra substância, terá menos calorias. Porém, se você comer uma quantidade muito maior da versão diet do que você comeria do produto normal, vai dar na mesma. Portanto, chocolate diet engorda, sim, tanto quanto o chocolate normal, porque eles têm praticamente a mesma quantidade de calorias. O chocolate diet é feito para diabéticos e não para quem quer emagrecer, a diferença então é que o diet não tem açúcar.

Mel engorda menos que açúcar
Mito – Uma quantidade de mel tem o mesmo número de calorias que a mesma quantidade de açúcar. Como medimos o que engorda através das calorias, os dois engordam igual.

Suco de fruta não engorda
Mito – A única coisa que não engorda é água. A fruta tem uma quantidade natural de açúcar que é transferida para o suco. Se você diluir o suco ou usar uma quantidade menor para fazer o suco do que o pedaço de fruta que você comeria, vai ter menos açúcar. O suco que engorda menos é o de limão e o que mais engorda é o de laranja. Suco de laranja engorda tanto quanto um refrigerante (100 ml de suco de laranja não adoçado e 100 ml de refrigerante têm 40 calorias). Apesar dos dois 'engordarem' igual, o suco é mais saudável porque o refrigerante, além de ser composto praticamente de açúcar, tem muitos corantes, conservantes, aromatizantes e outros aditivos que não devem ser consumidos em excesso.

Beber bastante água emagrece. De 2 a 3 litros de água por dia ajuda a prevenir celulite
Mito – Para emagrecer você precisaria beber MUITA água, e gelada. Você bebe a água gelada e faz xixi quente: essa mudança de temperatura consome energia, portanto queima calorias... Mas pouca: 1 miléssimo de caloria por grama, 1 caloria por litro. É preciso beber muito para funcionar. Água melhora a circulação, mas celulite é uma disposição genética de causa não totalmente conhecida, e que alguns fatores podem ajudar a ter menos. A hidratação da pele, por exemplo, é um fator. Nesse sentido, beber água pode ajudar, mas quem tiver tendência genética pode ter celulite, bebendo água ou não. O exercício ajuda a prevenir mais do que a água.

1 g de carboidrato = 4 calorias

1 g de proteína = 4 calorias

1 g de álcool = 7 calorias

Bebidas alcoólicas engordam
Verdade – São 7 calorias por grama de álcool. Bebidas alcoólicas são fontes de energia (isto é, caloria), e você não tem como armazenar álcool. Se você come carboidrato pode armazenar um pouco na forma de glicogênio no músculo. Se você come proteína pode armazenar um pouco na forma de proteína muscular, se você come gordura, armazena gordura, mas se você ingere álcool, não. Por exemplo, se você tomar 1 litro de álcool (7.000 calorias), como você não tem onde armazenar álcool no corpo, essas calorias se transformarão em uma reserva de gordura, sempre. Isso explica o fato de um copo de chope provocar mais barriga do que um copo de suco de laranja, que tem praticamente o mesmo número de calorias. Quanto maior o teor alcoólico da bebida, mais calorias ela terá. E não devemos esquecer que o álcool, além de se transformar em gordura, vicia.

Uma dieta que elimina totalmente o carboidrato emagrece

Verdade – Emagrece rápido, mas por um prazo muito curto. Toda dieta que elimina totalmente um elemento, seja proteína, gordura ou carboidrato, induz ao emagrecimento rápido. Para quem precisa perder 1 ou 2 quilos num prazo curto, funciona. Mas como tratamento para emagrecer não é aconselhável, porque dietas desequilibradas sempre têm conseqüências metabólicas. Primeiro, porque não induz a uma perda de peso sustentável. Segundo, porque se você fizer por muito tempo vai acabar enfraquecendo por falta de algum nutriente. Esse emagrecimento inicial rápido é resultado de desequilíbrio metabólico. A longo prazo esse tipo de dieta não funciona, e não é recomendado manter o metabolismo em desequlíbrio, comprometendo a saúde.

Carboidrato à noite engorda
Mito – Engordar depende da quantidade de calorias ingeridas, do gasto de energia e não do relógio. O que importa, do ponto de vista do tipo de alimento, é o total de calorias ingeridas, pouco importa se antes de dormir, de tarde, de dia. A diferença é a eficiência para gastar essa energia que chega ao corpo.

Comer antes de dormir faz mal
Mito – Ficar deitado não é a melhor posição para fazer a digestão, que fica mais difícil. O ideal seria comer e fazer uma caminhada de meia hora ou 40 minutos, e esperar o estômago esvaziar pelo menos em parte antes de deitar. Assim você evita o refluxo e dorme tranqüila.

Frango é sempre melhor para quem está de regime
Mito – A carne de frango é indicada para quem está de dieta para emagrecer se for, por exemplo, peito de frango preparado sem muito óleo e sem pele. Assim, terá pouca gordura e, conseqüentemente, menos calorias. O peixe tem carne ótima, magra. Filé mignon também é uma carne magra, e seria equivalente ao frango sem pele, do ponto de vista calórico. Frango à passarinho engorda mais do que filé mignon grelhado e, de todos, o melhor é o peixe, se não for frito.

A combinação de arroz e feijão não engorda
Mito – Mas essa é uma boa combinação pelos aminoácidos que contém. Aminoácidos são frações das proteínas. Se você come uma certa quantidade de arroz e uma certa quantidade de feijão e substitui essa combinação só por feijão pode até fazer um pouco de diferença: o feijão tem menos caloria do que o arroz (100 g de arroz cozido = 164 calorias e 100 g de feijão cozido = 70 calorias). Feijão e outras leguminosas devem fazer parte da dieta, pois têm muita fibra e vitaminas.

A cenoura ajuda a manter o bronzeado
Mito – Se você não tiver nada de caroteno no organismo, a cenoura pode até te ajudar, um pouquinho. Quem tem problemas de tireóide metaboliza muito lentamente o caroteno que se deposita na pele, tornando-a amarelada. Quem come exageradamente cenoura pode ficar amarelo, o que é diferente de ficar bronzeado.


Gema de ovo em excesso eleva o colesterol
Verdade – A gema de ovo é super-rica em gordura. E, como é derivado animal, ovo tem colesterol. A clara é só proteína. Na verdade, a proteína necessária para uma dieta saudável não é uma coisa exorbitante. Dois bifes ou um copo de leite por dia já são suficientes. Se você come proteína demais, ela vira gordura. A gema de ovo pode ser prejudicial para quem tem colesterol alto ou tendência por ser rica em gorduras.



Freddy Goldberg Eliaschewitz é chefe do departamento de endocrinologia do Hospital Heliópolis (SP) e coordenador médico do Núcleo de Terapia Celular e Molecular do Instituto de Química da USP (Universidade de São Paulo). Maria Cristina Ribeiro Morales é nutricionista da clínica do Dr. Freddy.

Fonte:revista criativa

Beijokinhas hiper achocolatadas
# Fah Miss Dieta

2 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

olá amiga tudo bem com vc?espero que sim,pois eu não estou muito bem não, pois estou de regime mas não consigo emagrecer!!!me ensinaram que chá de jiló emagrece gostaria de saber se é verdade!!!beijooos da josiane.

14 de outubro de 2008 às 17:07  
Anonymous Anônimo disse...

Tenta pra ver

20 de janeiro de 2013 às 20:17  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Minha foto
Nome:
Local: Brazil