<BODY><iframe src="http://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID=35255839&amp;blogName=Spa+da+Andreia&amp;publishMode=PUBLISH_MODE_BLOGSPOT&amp;navbarType=BLUE&amp;layoutType=CLASSIC&amp;homepageUrl=http%3A%2F%2Fspa-da-andreia.blogspot.com%2F&amp;searchRoot=http%3A%2F%2Fspa-da-andreia.blogspot.com%2Fsearch" marginwidth="0" marginheight="0" scrolling="no" frameborder="0" height="30px" width="100%" id="navbar-iframe"></iframe> <div id="space-for-ie"></div>

quarta-feira, 12 de março de 2008

Olá Moranguetes lindas!

Quero saber se todas estão tomando água e colocando a cabecinha para funcionar pra confeccionar o "amuleto", que será nada mais nada menos que um lembrete para aqueles momentos difíceis nos quais estamos prestes a devorar tudo, aí respiramos, contamos até mil, agarramos nosso "papelzito", lembramos e conectamos mentalmente com as amigas blogueiras guerreiras e fortalecemos nossa decisão de seguir em frente rumo ao nosso objetivo.

Nessa postagem quero falar dos sabotadores e da auto-sabotagem.
Como fugir das armadilhas que nos tiram do caminho rumo ao nosso objetivo? (Planejamento)

Ter foco e estar centrada nem sempre é uma tarefa fácil, quantas vezes não sabotamos nossa RA nos permitindo esquecer dela só por hoje, pensando em comer só aquele dia e pronto?

Quantas vezes temos um dia perfeito em termos de alimentação e jogamos tudo pro ar a noite em suaves, deliciosas e calóricas mordidas em algo bem gorduroso?

E quantas vezes cedemos as sabotagens de colegas de trabalho, marido, namorados e cia? Quem pode mudar essa situação? (Nós somos as únicas e verdadeiras responsáveis pela nossa RA, mais ninguém!)

De onde vem a capacidade de dizer não, de evitar a primeira mordida, de optar por uma vida saudável e uma alimentação mais equilibrada?

Se houvessem respostas fáceis o dono delas estaria rico, mas o certo é que o primeiro não é sempre o mais difícil, mas também é sempre o que mais fortalece. Como você se sente depois de dizer não a um pote de sorvete, a um big pastel ou qualquer que seja a bomba calórica? Aposto que se sente uma vencedora, vem correndo escrever no blog que você venceu... e pode apostar que a próxima vez que tiver que lutar contra tentações estará fortalecida e sentindo-se capaz, perderá o medo verá que não dói deixar de comer determinado alimento hoje, você poderá comê-lo amanhã se quiser, mas vai querer amanhã porque se já o venceu outro dia? Entendem onde quero chegar?

Reeducaçõa Alimentar é aprendizado, ninguém passará o resto da vida sem comer chocolate por exemplo, mas as bonitinhas que comiam uma ou duas barras de 200 g escondidas pra não ter que dividir com ninguém podem encntrar prazer e aprender a comer um bombom e se satisfazer. quero dizer que evitar certos tipos de alimento faz parte, vocês conhecem alguém que emagrece comendo um pote de 2 litros de sorvete como eu comia antes 2 ou 3 vezes por semana? Ainda bem que agora a vida é outra

Ninguém passará a vida toda pedindo pras pessoas, por favor não coma isso ou aquilo na minha frente pois eu não posso... precisamos aprender a nos defender e planejar é preciso:

sabotador 1– marido
“Se depender dele, tem pizza dia sim, dia não. Quando aviso que comecei uma dieta, ele me convida para jantar no restaurante italiano que mais amo” (parece familiar?)

POR QUE ISSO ACONTECE?: São várias as possibilidades. A primeira: sim, é chato acompanhar uma mulher em dieta. “A rotina da esposa interfere nas escolhas do marido. Se é difícil seguir um regime quando você está determinada a emagrecer, imagine entrar nessa rotina sem ter pedido. A proposta de jantar fora pode ser apenas para o seu marido se deliciar e não para acabar com o seu plano”, diz Adriano Segal, psiquiatra da Associação Brasileira Para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), em São Paulo. Porém, não descarte a possibilidade de bater uma insegurança nele ao imaginá-la com formas esculpidas. “Saber que a mulher vai ficar mais bonita dá ciúmes, mas nem sempre é consciente. Acredite, ele pode não perceber que está fazendo um boicote”, fala Mara.

COMO SE DEFENDER: Não imponha sua dieta ao seu marido. “Prepare sempre uma salada, uma carne e acompanhamentos (leves para você e mais substanciosos se o seu marido gosta). Não dá muito mais trabalho e você faz seu parceiro feliz”, acredita Andréa Zaccaro, nutricionista da ViaNutri Consultoria Nutricional, em São Paulo. Outra tática é servir o jantar nos pratos, como se fosse em um restaurante. “A porção dele será maior, claro, e você não fica tentada a roubar do purê que já está no prato do seu marido”, explica a nutricionista. Para fugir do disque-pizza, faça um cardápio. Assim, você programa as compras, o jantar e deixa a pizza só para o final de semana.

SEM RADICALISMOS: Quarta-feira é dia de jogo de futebol. Seu marido quer um hambúrguer na frente da TV? Faça o sanduíche dele, coma o seu hambúrguer com salada (sem o pão) e prepare-se para a torcida.

sabotador 2 – namorado
“Sempre que estou de dieta, meu namorado me presenteia com uma caixa de bombom. Também faz questão de ir a rodízios de carne ou pizza” (alguma semelhança?)

POR QUE ISSO ACONTECE?Porque ele pode ficar preocupado com a possibilidade de você ficar muito mais interessante, uma espécie de ciúme antecipado. “Tem aquele tipo de namorado que, para fazer de conta que está seguro, manda mensagens duplas, dizem que respeitam a sua dieta, mas trazem guloseimas engordativas”, diz Marco Antonio De Tommaso, psicoterapeuta . Outra possibilidade é ele achar que você está sofrendo com a dieta e tentar recompensá-la. “Comida está diretamente ligada ao afeto. Muita gente acha que dar um bombom é um ato carinhoso. De fato é, mas atrapalha qualquer dieta”, lembra Mara.

COMO SE DEFENDER: “Aceite os bombons, agradeça a gentileza, e coma um. No dia seguinte, sem que ele saiba, divida entre suas colegas”, sugere Andrea. Vai almoçar na casa da mãe dele? Elogie a comida e se sirva principalmente do que não engorda. “A melhor maneira de evitar insistências é dizer que não está muito disposta e que o açúcar ou a fritura não lhe caem bem. Não avise que está de dieta, ou não terá sossego”, diz a nutricionista.

SEM RADICALISMOS: Aniversário de namoro é uma vez por ano, então, deixe os pedidos do restaurante por conta dele e compense na esteira depois.

sabotador 3 – colegas de trabalho“No meu escritório tem um pote de biscoito coletivo. E, depois do almoço, muitos bombons”

POR QUE ISSO ACONTECE?: Talvez seus colegas nunca tenham parado para pensar em valor calórico e nos nutrientes que cada alimento oferece, ou não passariam a tarde ingerindo calorias vazias. Outra possibilidade é o fato de você emagrecer incomodar as mais cheinhas. “Quem tentou emagrecer e não conseguiu dificilmente entrará na torcida para que outra pessoa tenha sucesso nessa empreitada”, explica Adriano Segal.

COMO SE DEFENDER: “Não avise, logo de cara, que está de dieta, para não despertar a inveja de quem está acima do peso”, explica Fernanda Fernandes, gerente nacional do Vigilantes do Peso. Seu escritório tem um pote de biscoitos? Faça o seu próprio pote com frutas secas e castanhas e coma assim que as biscoitos recheados começarem a circular. “Se você come de três em três horas e está mastigando alguma coisa gostosa é mais fácil dizer não, obrigada, quando a tentação aparece”, explica Andrea. Nos dias de festa, aceite o pedaço de bolo, coma uma garfada, dê uma disfarçada e dispense.

SEM RADICALISMOS: Ganhou um alfajor maravilhoso da colega que voltou da Argentina? Divida com uma amiga ou com duas (isso é melhor) e diminua um pouquinho o carboidrato no jantar.


sabotador 4 – mãe
“É só começar um regime e minha mãe prepara meus pratos prediletos. Fica difícil resistir”

POR QUE ISSO ACONTECE?: “Algumas mães podem achar que a filha vai ficar fraca e sem pique para agüentar o ritmo da faculdade e do trabalho. Não estamos tão longe da época em que comer bem era sinônimo de comer muito ou que gordura era traduzida como saúde. Você sabe que não é bem assim, mas considere que sua mãe pode ter dificuldade de se libertar dessa crença”, explica Tommaso.

COMO SE DEFENDER: Com um pouquinho de diplomacia e muito carinho, você reverte a situação em seu favor. “Se a mãe sabe cozinhar bem, transforme-a em sua parceira e terá um banquete de baixo valor calórico”, lembra Andrea. “Lance um desafio: pergunte se ela conseguiria fazer uma lasanha de berinjela bem gostosa para você. Lembrou de uma receita levinha que ela faz? Diga que está morrendo de vontade de comer”, fala a nutricionista. Junto com essas atitudes, explique que você adora, sim, o filé à parmegiana dela, mas que não vai comer nada muito gorduroso nas próximas semanas.

SEM RADICALISMOS: Você voltou do trabalho e lá está o bolo de cenoura com cobertura de chocolate... Coma um pedacinho no café-da-manhã do dia seguinte, assim você tem mais tempo para gastar calorias – e maneire nas outras refeições do dia.

sabotador 5 – amigas
“Uma vez por semana encontro minhas melhores amigas num bar que tem uma caipirinha maravilhosa e os melhores pastéis que já comi na minha vida”

POR QUE ISSO ACONTECE?: Porque estamos acostumadas a associar situações de prazer com bebida e comida gostosa. O que faz sentido: nem você nem suas amigas merecem um petisco sem graça, mas, se está fazendo dieta, pense em aproveitar a conversa, dar risadas.

COMO SE DEFENDER: Ou você come algo leve antes da happy hour para não atacar os petiscos ou escolhe um tipo de proteína (sem ser frita) como filé ou frango aperitivo. Bebida? Só uma dose. E faça com que ela renda. Peça uma caipinha e um copo com gelo. Beba e coloque uma pedrinha. Beba mais um pouco e coloque outra. “Assim você dilui o álcool, as calorias e não deixa de aproveitar o encontro”, diz Andrea. Pensou em tomar um porre para esquecer o namorado? Que tal aproveitar todos os ombros amigos para falar mal do ex e paquerar os garotos da mesa ao lado?

SEM RADICALISMOSO: pastelzinho é mesmo o melhor da sua vida? Então coma um. Mas não vale pensar o mesmo do bolinho de bacalhau, da mandioca... Eleja o seu favorito e se dê esse prazer.

Espero que tenham aproveitado alguma das dicas...mandem notícias!!!

Meninas fiquem a vontade para sugerir temas, links etc... tudo que acrescente ao nosso desafio ok?!bjks

Pri Mayer



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Minha foto
Nome:
Local: Brazil