<BODY><iframe src="http://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID=35255839&amp;blogName=Spa+da+Andreia&amp;publishMode=PUBLISH_MODE_BLOGSPOT&amp;navbarType=BLUE&amp;layoutType=CLASSIC&amp;homepageUrl=http%3A%2F%2Fspa-da-andreia.blogspot.com%2F&amp;searchRoot=http%3A%2F%2Fspa-da-andreia.blogspot.com%2Fsearch" marginwidth="0" marginheight="0" scrolling="no" frameborder="0" height="30px" width="100%" id="navbar-iframe"></iframe> <div id="space-for-ie"></div>

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Alimentos Funcionais



Oi meninas, como estão de R.a???Espero q bem!!!!
Hj nós vamos falar um pouquinho sobre os ALIMENTOS FUNCIONAIS, vamos lá???

O aumento de doenças como câncer de mama, do intestino, hipertensão arterial, diabetes, doenças cardiovasculares e degenerativas, despertou na população um maior interesse em se alimentar de forma mais saudável e a procurar cura de doenças por meio de alimentos naturais.

Em busca disso, surgiram os alimentos funcionais, definidos como “ alimento semelhante aos convencionais em aparência, que, além de satisfazer os requerimentos nutricionais, produzem benefícios específicos à saúde, à capacidade física e mental”.

Os alimentos funcionais incluem uma ampla variedade de alimentos, contendo diferentes componentes que afetam diversas funções corporais. Mais do que nutrir, fornecem ao organismo substâncias que auxiliam na prevenção e até tratamento de doenças.

São potentes antioxidantes naturais, isso significa que tem capacidade para combater os temidos radicais livres, que em excesso comprometem o bom funcionamento do organismo e aceleram o seu envelhecimento.

Assim, quando ingeridas regularmente, podem reduzir o risco do desenvolvimento de diversos problemas de saúde, como o câncer, colesterol, pressão alta, problemas intestinais, etc. Dessa forma temos um bom motivo para incluí-las na dieta.

Abaixo, estão descritos alguns alimentos funcionais e seus respectivos benefícios à saúde:

Aveia

Rica em beta-d-glucanas. Ajuda a diminuir o colesterol sérico total e também os níveis de colesterol ruim, o LDL. estudos mostram efeito protetor no desenvolvimento de câncer de cólon.

Alho

Rico em compostos sulfurados. Reduz a pressão arterial e protege o coração ao diminuir a taxa de colesterol ruim e aumentar os níveis do colesterol bom, o HDL Pesquisas indicam que pode ajudar na prevenção de tumores.

Azeite de Oliva

Composto por gordura monoinsaturada (ômega 9), auxilia na redução do colesterol total e LDL

Castanha do pará

Rica em gordura monoinsaturada (encontrada também no azeite) e gordura poliinsaturada (encontrada no peixe).

Ajuda a baixar os níveis do colesterol ruim e a aumentar os do colesterol bom. Devido as altas concentrações de selênio, estudos mostram que retardam o envelhecimento

Cenoura

Fonte de betacaroteno, tem como propriedade fortalecer o sistema imunológico.

Tomate
O licopeno, pigmento que dá cor ao tomate, é considerado uma arma poderosa na prevenção do câncer de próstata.

Peixes

Os peixes ricos em ômega 3, como a sardinha, o bacalhau e o salmão, previnem infartos e derrames, ao baixar os níveis de triglicérides e de LDL.

Chá Verde

Rico em catequina, Auxilia na prevenção de tumores malignos. Estudos indicam ainda que pode diminuir as doenças do coração, prevenir pedras nos rins e auxiliar no tratamento da obesidade.

Soja

Ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Há indicações de que também ajuda a amenizar os incômodos da menopausa, a prevenir o câncer de mama e cólon

Uva e vinho tinto

Ricos em flavonóides , antioxidantes que diminuem o risco de câncer e doenças cardiovasculares.

Obs:As pessoas devem estar cientes que tais alimentos não são milagrosos, eles devem fazer parte de uma alimentação equilibrada, pois não adianta o indivíduo consumir alimentos com propriedades funcionais e também alimentos de péssima qualidade.

Fonte:Site médico

Eh isso ai meninas, tudo de bom para vcs e VAMOS Q VAMOS!!
Beijokinhas achocolatadas

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Minha foto
Nome:
Local: Brazil