
Quem nuca se confundiu com os termos diet e light?!!! Esses termos são muito utilizados nos rótulos dos alimentos e podem causar confusão entre os consumidores, principalmente na hora da escolha de um produto. As portarias nº 27 e nº 29, de 13 de janeiro de 1998 da ANVISA define bem esses dois termos e regulamente as condições para a utilização desses termos.
Conforme essa portaria:
Alimentos Diet: são aqueles que possuem restrição total de um ou mais ingredientes em sua composição, tais como: açúcar, gordura, sal, etc.
- ausência gordura - indicado para pessoas com problemas de colesterol elevado ou controle de peso;
- ausência de açúcar (sacarose, mel, glucose) - é indicado para diabéticos;
- ausência de sal - indicado para os hipertensos
Contudo, cabe ressaltar que um alimento diet não possui, necessariamente, redução do valor calórico, sendo assim nem sempre eles são a melhor opção para aqueles que desejam reduzir peso. Um ótimo exemplo é o chocolate diet que apesar de não conter açúcar possui um pouco mais de calorias que o chocolate convencional devido ao fato de conter mais gordura em sua composição.
Outros termos que substituem o diet são: não contém, livre, zero, sem, isento de, free, no, without.
Alimentos Light: são aqueles que apresentam redução de, no mínimo, 25% de um de seus ingredientes, como açúcar, gordura, sódio, etc. e/ou calorias em relação ao produto convencional, ou seja, não são totalmente isentos como o diet, sendo essa a principal diferença entre eles.
Assim, os produtos light são indicados para aqueles que querem emagrecer ou manter o peso. No entanto, deve ser dada atenção especial a quantidade de alimento ingerido, pois o baixo valor calórico, não significa que você possa consumir mais que o habitual.
É fundamental explicitar para qual nutriente o atributo é aplicável. A utilização do termo light, por si só, não é suficiente para compreensão da identidade do produto. Por isso, é necessário constar no rótulo desses alimentos uma tabela de composição do produto, facilitando as informações nutricionais ao consumidor.
Fique atento:
• Existem produtos light que também são diet: é o caso do iogurte natural desnatado. Este alimento é considerado light por ter reduzido teor de gordura e é diet porque não tem açúcar.
• Maioneses e sorvetes são produtos naturalmente calóricos. Embora no caso das maioneses possa haver redução de até 50% das calorias, é importante observar que o produto continua sendo calórico, embora menos que o tradicional; mesmo assim, deve-se cuidar para não haver exagero na quantidade de produto a ser ingerido.
Lembrando as queridas moranguetes que o e-mail com os pesos só serão aceitos até dia 10/06/2008. E gostaria que junto com os pesos, mandassem dizendo se cumpriram a meta estipulada pela Terefa de segunda feira.
Danielle Balata
Marcadores: Nutrição

Sexo X obesidade
Dá para resolver a eterna luta entre uma boa transa e os quilos extras. Perder peso é uma das soluções. Mas existem outras (quase) tão boas quanto!
Orgânicas e não-orgânicas...
Discussões à parte, o fato é que, há problemas na transa, sim, quando a pessoa está de mal com o corpo. A convivência se torna difícil, o espelho sempre reflete uma imagem indigesta, não há vontade de cuidar do visual, já que ele não agrada. Claro, isto reflete na alegria de viver, da qual o bom sexo faz parte.
Vários fatores podem contribuir para o surgimento de transtornos do desejo na cama. Na grande maioria das vezes, eles agem juntos e se reforçam mutuamente. "As causas podem ser orgânicas (alterações hormonais, neurológicas, arteriais, de neurotransmissores, estresse, etc) e não-orgânicas (psicológicas, como medo de falhar ou de ser rejeitado, baixa auto-estima, ansiedade, timidez, perfeccionismo) ou mistas (associação das duas)", enfatiza Jocelem Salgado.
Se as origens forem apenas físicas, o que é difícil, não é verdade que podem melhor ser resolvidas do que as mentais. "Depois que uma disfunção física está instalada há 6 meses, soma-se a ela um mal emocional intenso", afirma Jaqueline. Então, é preciso que se busque um especialista para evitar que, de orgânico, o mal se transforme em misto. "Porque as pessoas ficam esperando o problema se auto-resolver", diz. Sem contar que o problema pode afetar o parceiro. Então, serão dois a cuidar-se em lugar de um.
De terapia sexual, Mirela Pereira Duran Boccardo, entende. De acordo com ela, vale a pena esclarecer que a resposta sexual é trifásica: desejo, excitação e orgasmo. "Prefiro falar dos fatores que interferem na resposta sexual, do que apenas no desejo. Entre os básicos estão:
Baixa auto-estima: hoje, em que o belo e valorizado é o magro, ser obesa( o) ou ter sobrepeso é estar fora dos padrões considerados bonitos. Logo, o obeso se sente, muitas vezes, rejeitado, não reconhecido e isto traz insegurança e ansiedade que interferem no amor.
Insegurança: a relação sexual implica em se mostrar. A exposição do corpo nu para o parceiro pode ser fonte de insegurança para o obeso, pois ele está fora dos padrões e tem medo de ser "reprovado" pelo outro. Com isso, não consegue, em muitas ocasiões, conectar-se aos seus sentimentos ou àquilo que está vivendo ali (a relação ou as carícias preliminares), porque fica, o tempo todo, preocupado em se esconder debaixo do lençol ou garantir a luz apagada...
Dificuldade de relaxar: se o indivíduo fica inseguro e ansioso com seu peso acaba ficando tenso. E o relaxamento, que é uma das premissas básicas para a obtenção do prazer, não acontece.
" Depois que uma causa física está instalada há mais de 6 meses, raramente não haverá sido somado à ela um sofrimento emocional intenso "
Fá


Olá Moranguetes !!!!!!!! A Tarefa desta semana é : Cada Moranguete deve traçar uma meta para ser cumprida até a proxima segunda, a moranguete que cumprir ou se aproximar de sua meta ganha o selinho do desafio. Ex: Até a proxima segunda eu vou eliminar 1 Kg e etc...
OBS: Não esqueçam de postar em seus blogs.
Beijos
Kécia