<BODY><iframe src="http://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID=35255839&amp;blogName=Spa+da+Andreia&amp;publishMode=PUBLISH_MODE_BLOGSPOT&amp;navbarType=BLUE&amp;layoutType=CLASSIC&amp;homepageUrl=http%3A%2F%2Fspa-da-andreia.blogspot.com%2F&amp;searchRoot=http%3A%2F%2Fspa-da-andreia.blogspot.com%2Fsearch" marginwidth="0" marginheight="0" scrolling="no" frameborder="0" height="30px" width="100%" id="navbar-iframe"></iframe> <div id="space-for-ie"></div>

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Diet x Light




Quem nuca se confundiu com os termos diet e light?!!! Esses termos são muito utilizados nos rótulos dos alimentos e podem causar confusão entre os consumidores, principalmente na hora da escolha de um produto. As portarias nº 27 e nº 29, de 13 de janeiro de 1998 da ANVISA define bem esses dois termos e regulamente as condições para a utilização desses termos.

Conforme essa portaria:

Alimentos Diet: são aqueles que possuem restrição total de um ou mais ingredientes em sua composição, tais como: açúcar, gordura, sal, etc.

- ausência gordura - indicado para pessoas com problemas de colesterol elevado ou controle de peso;
- ausência de açúcar (sacarose, mel, glucose) - é indicado para diabéticos;
- ausência de sal - indicado para os hipertensos

Contudo, cabe ressaltar que um alimento diet não possui, necessariamente, redução do valor calórico, sendo assim nem sempre eles são a melhor opção para aqueles que desejam reduzir peso. Um ótimo exemplo é o chocolate diet que apesar de não conter açúcar possui um pouco mais de calorias que o chocolate convencional devido ao fato de conter mais gordura em sua composição.
Outros termos que substituem o diet são: não contém, livre, zero, sem, isento de, free, no, without.

Alimentos Light: são aqueles que apresentam redução de, no mínimo, 25% de um de seus ingredientes, como açúcar, gordura, sódio, etc. e/ou calorias em relação ao produto convencional, ou seja, não são totalmente isentos como o diet, sendo essa a principal diferença entre eles.
Assim, os produtos light são indicados para aqueles que querem emagrecer ou manter o peso. No entanto, deve ser dada atenção especial a quantidade de alimento ingerido, pois o baixo valor calórico, não significa que você possa consumir mais que o habitual.
É fundamental explicitar para qual nutriente o atributo é aplicável. A utilização do termo light, por si só, não é suficiente para compreensão da identidade do produto. Por isso, é necessário constar no rótulo desses alimentos uma tabela de composição do produto, facilitando as informações nutricionais ao consumidor.
Fique atento:
• Existem produtos light que também são diet: é o caso do iogurte natural desnatado. Este alimento é considerado light por ter reduzido teor de gordura e é diet porque não tem açúcar.
• Maioneses e sorvetes são produtos naturalmente calóricos. Embora no caso das maioneses possa haver redução de até 50% das calorias, é importante observar que o produto continua sendo calórico, embora menos que o tradicional; mesmo assim, deve-se cuidar para não haver exagero na quantidade de produto a ser ingerido.

Lembrando as queridas moranguetes que o e-mail com os pesos só serão aceitos até dia 10/06/2008. E gostaria que junto com os pesos, mandassem dizendo se cumpriram a meta estipulada pela Terefa de segunda feira.

Danielle Balata

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Minha foto
Nome:
Local: Brazil