
NÃO À BALANÇA!
O aparelho não deve governar a nossa vida e as nossas emoções. A busca deve ser pela disciplina que costuma se esvanecer nas sextas-feiras.
Não leve ao pé da letra o título acima: quando digo não a balança, não significa que você deva odiá-la para sempre, como se fosse um promotor de acusação capaz de condená-lo por estar com gramas a mais. Quero apenas dizer não a todas as ditaduras que nos são impostas quando o nosso guarda-roupa acusa o excesso com o manequim 52 balançando nos cabides.
Na verdade, digo não à ansiedade. Ela é que faz com que nos pesemos após cada refeição para verficar se acertamos ou não na composição do prato! Digo não à angústia que nos assalta quando após uma festa descobrimos que abrir mão da disciplina custou gramas que haviam sido perdidas com tanto custo. Digo não a balança matinal, aquela que nos faz imaginar que perdemos peso após uma noite de sono. Digo não, enfim, aos óbvios exageros em busca do peso ideal!
Tem gente que me pergunta: qual o melhor dia da semana para se pesar? Com que tipo de roupa? Subo na balança do médico ou na balança de casa? Devo me pesar toda semana ou só a cada 15 dias? As dúvidas - inúmeras - mostram o peso do aparelho na vida dos obesos e o trocadilho, nesse caso é a mais pura realidade.
Quando emagreci, esqueci a balança por um bom tempo. Mas essa foi a MINHA regra, certamente não vale para todos. Cada um deve descobrir o que é mais confortável para si ao se alistar na batalha contra a gordura.
Existem, é claro preceitos básicos, aqueles que esta revista e os especialistas sérios aconselham. Eles se relacionam ao que você come e as atividades físicas que desenvolve. O resto são acessórios que devem ou não se introduzir em sua vida de acordo com as suas necessidades emocionais. A balança é uma delas.
CÚMPLICE OU TUTORA?
Pense: pesar-se às segundas-feiras funciona para alguma coisa? Para nada, muito menos para se policiar. Quem vive se excedendo nos fins de semana e passa o resto do tempo tentando se desfazer dos gramas adquiridos vai sofrer essa angústia até se conscientizar de que esse tipo de batalha não tem vencedores. A busca não deve ser pela balança ideal, mas pela disciplina que se esvanece toda sexta-feira.
Vigiai e orai. Siga esse trecho bíblico não só na vida, mas também na dieta. Hoje eu costumo usar a balança para me conectar com o meu peso ideal, Mas sem neuroses, sem me pesar diariamente como se disso dependesse meu humor e alegria, afetos e auto-estima. Utilize a balança sim, mas como a cúmplice capaz de aplaudi-la pelos avanços ou a tutora capaz de alertá-la pelos descuidos. E nunca deixe que o aparelho assuma uma posição napoleônica e, tal qual como um imperador, governe a sua vida!
[Esse texto foi escrito por Lucília Diniz, autora do Livro "O Prazer de Viver Light", que ensina o método usado por ela mesma para emagrecer 61 kgs, e publicou essa coluna na revista Dieta Já de Novembro de 2002. ]
Beijos
Kécia

Olá Moranguetes !!!!!
Bem meninas mais uma semana se inicia e com com ela os nossos desafios continuão,parabéns a todas que fizeram a tarefa da semana, ficaram otimas valeu mesmo.
Então quem nunca desejou ter uma varinha de condão para realizar seus desejos dos mais insiginificantes aos mais complexos.
Mais que pena que essas coisas só funcionão em contos de fadas, mais não desanimem o Desafio Ra em Mãos vai lhe dar a oportunidade de você brincar com sua imaginação e sonhar;
Você tem 5 pedidos a fazer Vamos lá!
Não esqueçam de postar em seus blogs e deixar o peso nesta postagem;

Beijos
Kécia
Olá Moranguetes o fim de semana esta chegando, e nada melhor do que cuidar do visual, cabelos, unhas, depilação e etc.... mais as vezes esquecemos de cuidar da nossa pele não é verdade, e quando chega o inverno alguns cuidados devem ser redobrados.

Ter pele oleosa dá trabalho, até no inverno! O clima frio e seco e os banhos quentes e prolongados fazem verdadeiros estragos, ressecando todos os tipo de pele.
Quem tem pele oleosa deve escolher produtos que normalizem a secreção sebácea, acalmem e suavizem a superfície, que muitas vezes se apresenta espessa e irritada. É preciso ter cuidado também para que os cosméticos não retirem em excesso a gordura da pele, pois nesse caso pode ocorrer um efeito rebote na produção de sebo.
A dermatologista Maria Bussade dá dicas de como enfrentar o frio sem danificar a pele oleosa:
Passo 1: Lavar o rosto três vezes ao dia com um sabonete neutro. Evitar loções de limpeza, pois geralmente são oleosas. As melhores são as soluções aquosas, que não contêm óleo. Usar adstringentes para diminuir a oleosidade e produtos anti-acneicos, que diminuem a produção do sebo e controlam a flora bacteriana da pele. Os mais prescritos são os retinóides, os alfa-hidroxiácidos, o peróxido de benzoíla e os antibióticos.
Passo 2: Peles oleosas e acneicas também precisam de hidratação, pois a produção excessiva de sebo não impede a perda de água. No inverno, a diminuição da produção de suor, que auxilia na hidratação da pele, contribui para seu ressecamento, além das baixas temperaturas, vento e a água quente do banho (fatores comuns nessa época do ano). Os hidratantes devem ter fórmula não-comedogênica e do tipo oil-free, ou seja, com quantidade mínima ou nenhuma de óleos. Podem ser produtos em forma de gel, gel-creme ou compostos de água e derivados do silicone. Também recomenda-se que sejam hipoalergênicos e não perfumados, já que as essências podem piorar a acne.
Passo 3: A pele acneica deve ser sempre protegida do sol, pois além de prevenir o câncer da pele e o fotoenvelhecimento, a proteção evita que haja uma hiperpigmentação pós-inflamatória no local das lesões. O filtro solar para a pele com acne deve ter FPS 15, no mínimo, e ser do tipo oil-free. Cremes e produtos oleosos devem ser evitados.
Passo 4: Qualquer indicação de tratamento para acne depende da sua gravidade, mas há alguns casos específicos de tratamento, como uso de isotretinoína ou realização de peeling, para os quais o inverno é a estação mais adequada.
Alimentos para a beleza da pele
Não bastam apenas bons cosméticos para manter a beleza da sua pele. Alimentação saudável também conta bastante. “Os nutrientes que estão presentes no corpo vão nutrindo sua pele. Portanto, se a alimentação não é saudável, a pele não terá acesso a esses nutrientes que poderiam deixá-la muito mais bonita”, diz Fernanda Giannecchini, nutricionista da Clínica Onodera Estética.
Para se ter uma pele bonita e hidratada nada melhor do que aproveitar os alimentos considerados mais leves. “A alimentação mais saudável para a pele é aquela balanceada, rica em fibras, vegetais crus, frutas, legumes, leite e derivados magros. Além de possuírem importantes vitaminas e minerais que neutralizam radicais livres, esse alimentos contém fibras que melhoram o funcionamento do intestino”, afirma Fernanda.
Os alimentos também contribuem na hora do bronzeado. Para a dermatologista Ligia Kogos, as mulheres que querem uma coloração dourada devem ingerir alimentos como cenoura, mamão papaia, abóbora e brócolis. “Esses alimentos têm betacaroteno, que ajudam a prolongar o bronzeado”, declara.
Conforme a dermatologista, a oleosidade da pele e o surgimento da acne são problemas de inúmeras causas. As alterações hormonais são as principais responsáveis, principalmente na adolescência. Apesar disso, a boa alimentação, associada a um estilo de vida saudável, pode amenizar o problema.
Segundo a nutricionista Fernanda Giannecchini, a alimentação mais recomendada para evitar a acne são os vegetais crus, frutas, legumes, leite e derivados magros. Ela também indica beber muito líquido para manter a pele hidratada.
Ligia Kogos afirma que os alimentos ricos em gorduras são os principais causadores de acnes. “Evitar o consumo de alimentos ricos em gordura saturada, como carne bovina e suína, carboidratos e chocolates são dicas fundamentais para se ter uma pele saudável, pois esse tipo de gordura favorece a obstrução das glândulas sebáceas, piorando as lesões da acne”, diz Ligia.
Fonte MBPress
Beijos e um bom fim de semana
Kécia
Olá Moranguetes, vamos tomar água ela faz muito bem vamos ver:
8 motivos para você beber mais água
A Terra é conhecida como planeta água, tamanha a quantidade desse recurso natural, que ocupa cerca de 70% da sua área. O incrível é que nós também somos formadas por esse líquido na mesma proporção. “A água tem muitas funções no organismo, como manter nossa temperatura e irrigar tecidos”, diz a nutricionista paulistana Luciana Setaro, mestre em nutrição pela Universidade de São Paulo e doutoranda em ciência dos alimentos. Um tecido bem irrigado significa, na prática, pele e cabelo maravilhosos. Para ajudá-la a manter a corpo e a saúde em dia, destacamos oito motivos que fazem da água uma das suas melhores amigas. Veja nas próximas páginas e refresque-se!
1 - facilita a digestãoA água ajuda na formação de enzimas (substâncias que facilitam as reações químicas no organismo) e também da saliva e do suco gástrico, que atuam na digestão.
2 - combate o inchaçoSem uma hidratação adequada, o volume de sangue diminui. Assim, as vitaminas e os minerais que ele carrega demoram mais tempo para chegar às células e, conseqüentemente, na pele e nas extremidades como cabelo e unhas. Por outro lado, bem hidratada, sua pele fica bonita e seu cabelo e unhas fortes. Além disso, com uma boa irrigação, o organismo não retém sódio – responsável pelo inchaço.
3 - reduz infecções
Ao se manter hidratada, você assegura que seu corpo será bem nutrido pelo sangue. É ele também que transporta minerais, como o ferro – importante para fortalecer as defesas do organismo.
4 - regula a temperatura
Por meio da transpiração, a água evita que o organismo entre em colapso com alterações bruscas de temperatura e faz com que ele se adapte ao ambiente.
5 - turbina a performance na malhação
O melhor desempenho em atividades físicas ocorre porque as fibras musculares “ficam azeitadas”, deslizando com mais facilidade, o que reduz o risco de cãibras e de contusões.
6 - desintoxica e previne a celulite
Grande parte das toxinas é expulsa do nosso organismo por meio da urina e do suor. Por dia, eliminamos 1 litro e meio de urina e o equivalente a um copo de água na transpiração. Se não houver hidratação suficiente, esse processo – e a sua saúde! – fica comprometido. A água amolece as fezes, facilitando a eliminação delas. Todo esse conjunto, aliado à melhora na circulação sanguínea, acaba prevenindo o aparecimento de celulite.
7 - ajuda a emagrecerIsso acontece principalmente quando ela é consumida junto com fibras solúveis, encontradas, por exemplo, nas frutas e na aveia. Em contato com a água, as fibras incham como uma esponja e dão sensação de saciedade. A água também pode “enganar” temporariamente o estômago com sua presença, mas, como ela não sofre digestão e absorção, essa sensação passa rapidamente e a fome reaparece.
8 - melhora a absorção dos nutrientesVale lembrar que é o sangue que carrega a glicose e outros nutrientes para as células, alimentando-as. E só uma hidratação adequada garante o volume ideal de sangue para transportar os nutrientes. Além disso, para serem absorvidos, eles precisam da água. É o caso das vitaminas C e do complexo B, que reforçam nossas defesas.
Beijos
Kécia
Marcadores: Nutrição
Olá Moranguetes !!!!!
Hoje se inicia mais uma etapa do nosso desafio, espero que todas estejam bem dispostas, para começar mais uma luta dessa nossa guerra. Bem meninas vamos lá, lembrando que:
1 - Regrinhas modificadas, visitem.
2 - As tarefas não são obrigações e sim uma brincadeira para interagirmos;
3 - O nosso desafio não é uma competição entre nós, mais sim contra o excesso de peso;
4 - Nesta etapa não haverá grupos, todas as tarefas vão ser individuais;
5 - Não esqueçam de postar em seus blogs, pelo menos uma vez na semana;
6 - O mais importante não desistir NUNCA!!!!

Então como primeira tarefa, vamos fazer um balanço geral do inicio de nossa RA até agora e depois postar em nossos blogs apontando pontos positivos e negativos, eles também são importantes no nosso desenvolvimento.

Moranguetes vamos com tudo e principalmente com " 3 D" Dedicação, Disciplina e Determinação.
Beijos
Kécia